Vantagens e Características

Extremamente maleável e dúctil, o que permite à indústria utilizá-lo de diversas formas.
Maleabilidade é a capacidade que o metal tem para ser deformado por compressão, sem quebrar ou sofrer ruptura. Ex: é possível rolar em folhas.
Ductilidade é a capacidade de se deformar plasticamente, sem se fracturar, sob forças de tensão. Ex: poder ser transformado em fios.
É antimagnético e, como não produz faíscas, é utilizado como proteção em equipamentos electrónicos, assim como no armazenamento e transporte de substâncias inflamáveis ou explosivas.
Não é tóxico, tornando-o ideal para embalagens e acabamentos em materiais de cozinha. Não tem aroma, e por isso não altera o paladar da comida.
Impermeável e opaco, mesmo na forma de folhas de alumínio. Mantém os alimentos limpos, não permite a passagem de humidade, oxigénio ou luz, evitando a deterioração de alimentos, remédios e outros produtos consumíveis. Elevada condução de energia elétrica e térmica - utilizado em fios e cabos, embora seja muito menos resistente em relação a outros metais.
Leveza e baixa densidade – utilizado em linhas de alta tensão de longa distância. Torna-se funcional para ser utilizado em embalagens.
A sua leveza aumenta a eficiência dos combustíveis e reduz os custos, sendo duas vantagens nos transportes. Permite também criar produtos inovadores sem sacrificar a segurança ou o seu desempenho.
Refletividade da luz: 71% se não polido e 97% quando polido. Por esta razão é frequentemente usado em luzes.
Refletividade do calor: contribui para a refrigeração de edifícios e casas, mantendo as casas quentes no inverno e frescas no verão. Inclusivé melhora a eficiência da produção de energia das células solares.
Elevada afinidade para se ligar com o oxigénio, por isso não é encontrado naturalmente na sua forma elementar, mas apenas em formas combinadas tais como óxidos ou silicatos. Elevada resistência e dureza, tanto a baixas como a elevadas temperaturas. Consegue suportar elevadas cargas e pressões.
Módulo de elasticidade - Esta propriedade dá ao alumínio uma elevada capacidade de amortecer golpes e reduzir as tensões produzidas pela variação da temperatura.
Versátil - É transformado com facilidade. Pode ser curvado, soldado, ligado ou cortado à forma desejada. Pode também ser laminado em qualquer espessura e extrudado numa infinidade de perfis de seção transversal constante e grande comprimento. Miscibilidade - pode ser facilmente modificado pela adição de ligas para fazer um metal final ainda mais elástico, condutor ou maleável do que o alumínio por si só.
Inalterabilidade ao longo do tempo - não se desintegra quando exposto a condições climáticas problemáticas. É perfeito para a fabricação de qualquer objecto que deve permanecer ao ar livre por longos períodos de tempo. Retém grande parte da sua aparência original e integridade estrutural sem muita manutenção. Resistência à corrosão - cria uma película natural de óxido quando exposto ao ar. Isto faz do metal uma escolha primária em qualquer tipo de decoração na construção civíl e equipamentos, assim como em partes e estruturas de veículos de qualquer porte. Nas embalagens é fator decisivo quanto à higienização e contaminação.
Ser infinitamente reciclável e não perder as suas propriedades físico-químicas é uma das principais vantagens do alumínio.  Admiravelmente, 75% de todo o alumínio já produzido ainda se encontra em uso e a produção através de alumínio reciclado leva a uma poupança de cerca de 90% dos custos de energia associados à produção primária. Possibilidade de muitos acabamentos – a sua superfície pode ser química e electroquimicamente tratada, seja pela anodização ou pela lacagem. Desta forma, o alumínio assume a aparência adequada para aplicações em construção civil, como por exemplo, com acabamentos que reforçam ainda mais a resistência natural do material à corrosão.